+55 11 97588-1300 [email protected]

Gestão de Mudança nas Organizações

por | 12 fev, 2018 | Artigos, Destaques, Liderança

“Não é a espécie mais forte que sobrevive, nem a mais inteligente. E sim aquela que melhor se adapta à mudança.” (Charles Darwin).

Mudança Organizacional é um desafio que as empresas devem tratar como um processo de apoio aos seus colaboradores para que aceitem e abracem as transformações no seu ambiente de trabalho.

As mudanças devem ocorrer quando a performance da empresa está mediana ou abaixo da média, tornando-se necessário incrementar sua vantagem competitiva, valor do negócio e concorrência com o mercado.

Toda mudança está atrelada a um projeto e é necessário investir na criação de um plano consistente para gestão da mudança, em conformidade com os objetivos estratégicos da empresa e da gestão do projeto em questão.

Mudanças podem ser implementadas com êxito

Trabalhamos por uma equipe motivada e engajada, com as expectativas dos stakeholders alinhadas, comunicação eficiente, orientação para pessoas capacitadas e suportadas pela organização. Desta forma, as condições se tornam as mais propícias para que a mudança seja internalizada pelos indivíduos e o retorno do investimento seja alcançado mais rapidamente pela organização…

A organização deve se desenvolver para a sua própria sobrevivência. Sendo assim, além de reformas estruturais, projetos de transformação envolvem principalmente pessoas que devem ser treinadas para planejar, executar e reconhecer os benefícios da mudança para a organização.

A gestão de projetos avançou qualitativamente nas organizações, entretanto por si só não garante o cumprimento dos objetivos sem que haja a integração de ações de gestão de mudança, pois grande parte dos projetos organizacionais precisa de mudanças de comportamento.

Mudança e cultura organizacional

A cultura organizacional instalada deve ser fortemente trabalhada. É preciso transformar a mente das pessoas. Não é possível realizar mudança apenas com alterações estruturais. Vencer a cultura dominante exige:

• Entender que o “status quo” não é mais significativo e não pode permanecer.
• Definir o que se quer mudar e quais os benefícios da mudança.
• Acreditar aonde a organização pretende chegar.
• Organizar e gerenciar o processo de mudança.

Gestão de mudança influencia os participantes sobre os benefícios da mudança e como esta poderá ajudá-los no trabalho diário.

Indicações dos principais benefícios da gestão de mudança

A seguir um gráfico publicado pela Dextera (Parceira exclusiva da Changefirst – América Latina), onde são demonstrados os principais benefícios que a gestão de mudança pode agregar ao sucesso de um projeto:

É recomendável que os objetivos organizacionais não estejam atrelados, somente a questões técnicas ou cumprimento de cronograma, mas também a objetivos mais amplos, como a adesão das pessoas à mudança.

Fonte: David Miller – Gestão de Mudança com Sucesso.

A nossa intenção é que as mudanças na sua empresa alcancem o objetivo e a produtividade e os resultados desejados!

GRAÇA BOGÉA
Especialista em Inteligência Comportamental-Pessoas e Organizações
Soluções Geradoras de Alta Performance
Share This