+55 11 97588-1300 [email protected]

O que é inteligência emocional?

por | 14 set, 2018 | Artigos, Neurociência

Daniel Goleman define a Inteligência Emocional como a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

Todos nós experimentamos uma infinidade de flutuações emocionais ao longo do dia

Portanto, inteligência emocional é a capacidade do indivíduo lidar positivamente com suas emoções.

Todos nós experimentamos uma infinidade de flutuações emocionais ao longo do dia e muitas vezes nem sequer compreendemos o que está causando certa onda de raiva, tristeza ou de outras emoções. Mas o importante é ter consciência e reconhecer que estas emoções podem estar afetando o nosso comportamento desta ou daquela maneira.

O cotidiano é inundado de surpreendentes situações e cada uma delas pode afetar a forma como agimos ou reagimos

Termos consciência e reconhecer um estado emocional não significa julgar. Não devemos sentir remorso ou vergonha por uma crise de raiva e muito menos por qualquer outra emoção que, por um momento, nos impede de ter respostas satisfatórias e ações coerentes com nossos valores. Mas podemos investigar porque determinada emoção vem à tona e como podemos lidar com elas.

O cotidiano é inundado de surpreendentes situações e cada uma delas com certeza pode afetar a forma como agimos ou reagimos. É relevante ter em mente quais são as emoções básicas do ser humano:

– A Raiva aumenta a aceleração do cérebro e é sentida quando encontramos algum obstáculo que nos impede de realizar ações.

– A Tristeza diminui a aceleração do cérebro e é sentida quando passamos por uma perda de qualquer espécie, seja de uma pessoa querida, de um emprego, de uma promoção, de um bem material, enfim a perda de algo que não está mais ao nosso alcance.

– O Medo ocorre quando é apresentada uma situação de perigo ou ameaça, mas não a enfrentamos adequadamente. O medo, se não superado, aprisiona e nos impede de seguir em frente.

– O Afeto nos permite criar vínculos e nos concede a alegria de compartilhar as nossas vidas, o que somos e o que possuímos.

– A Alegria é um dos sentimentos mais valiosos e benéficos que um ser pode experienciar, pois motiva, espalha energia positiva e ilumina a vida entorno. A alegria surge da conquista de algo, quando temos a sensação de pertencimento ou quando nos transformamos para melhor.

Habilidades da Inteligência Emocional

“Pessoas emocionalmente inteligentes recuam um passo diante das emoções”, examinam o que estão sentindo e o efeito dessa emoção sobre elas.

Uma pessoa emocionalmente inteligente aprende a identificar suas áreas de forças, de pontos a melhorar e analisa como pode atuar dentro de determinado contexto. Essa consciência gera a autoconfiança, que é um dos principais fatores, segundo Goleman. “Se você sabe em que é realmente eficaz, pode operar a partir dessa confiança”, diz ele.

Aqui, enfocamos algumas habilidades necessárias, para obter equilíbrio:

Desenvolvendo a Inteligência Emocional

Aqui estão algumas dicas que podem contribuir no ambiente de trabalho e nos seus relacionamentos com a família, amigos e conhecidos. Pense nisso:

  • Preste atenção em suas emoções. Se estiver chateado, descubra o motivo, entenda o que está acontecendo na sua vida e encontre uma saída. Sinta cada emoção, mas pense sobre elas e use a razão.
  • Não julgue as pessoas, conhecendo-as ou não, seja empático, procure ler suas emoções e coloque-se no lugar do outro. Ajude quando alguém precisar de você.
  • Ouça, seja paciente, explique o que você deseja ou entenda o desejo do outro, procure ser gentil com você e com todos à sua volta.
  • Saiba reconhecer seus pontos fortes, mas acima de tudo, o que precisa ser melhorado.
  • Esteja atento ás suas responsabilidades. Mantenha o foco, concentre-se no trabalho e em tudo que estiver sob seus cuidados.
  • Desacelere, inspire e expire até sentir calma. Se for o caso, peça licença, saia e tome um café ou uma água. Muitas vezes suas emoções podem estar direcionadas a alguma pessoa. Pense que esse alguém não tem nada a ver com o que você está passando.
  • Mantenha-se motivado. A motivação é uma energia que lhe dará forças para seguir em frente, ainda que tudo pareça confuso você saberá o que e como fazer.
  • “Escolha um trabalho que você ame e nunca terá que trabalhar um dia em sua vida”. (Confúcio). Se não for possível, busque tirar proveito positivo das situações e absorva para sua vida apenas o que for bom e aquilo que sirva de aprendizado.
  • Aprenda a dizer não quando for preciso, inclusive para você mesmo. Isso é fundamental!
Graça Bogéa
Soluções Geradoras de Alta Performance
Especialista em Inteligência Comportamental de Pessoas|Organizações

Share This