Chegamos a atualidade, com a certeza de que cabe aos
superiores diretos estimular e desenvolver suas equipes
Toda organização depende de pessoas para permanecer viva. Uma das principais barreiras que impedem a produtividade está nas ações com que os gestores conduzem suas equipes. O bom resultado de uma equipe está relacionado às atitudes comportamentais dos seus líderes. A mudança do sistema de gestão facilita o aprendizado e melhora o desempenho.
Chegamos a atualidade, com a certeza de que pessoas são a “chave do negócio” e que cabe aos superiores diretos estimular e desenvolver, acreditar no que as pessoas podem fazer para superar obstáculos e alcançar os objetivos que a empresa deseja. A gestão avançou qualitativamente nas organizações, entretanto por si só não garante o cumprimento de metas, sem que haja integração de ações que mudem o comportamento dos seus gestores.
É necessário acreditar no que as pessoas podem
fazer para superar obstáculos e atingir os resultados
Um líder não nasce pronto! Competências e habilidades podem ser aprendidas para que o líder seja capaz de desenvolver a sua equipe e extrair o melhor de cada pessoa. Engajamento, satisfação e motivação são temas que devem exigir o máximo de atenção por parte de líderes, para que o colaborador “vista a camisa” da empresa e lute pelos seus objetivos.
Enfim, para liderar é necessário encontrar um propósito no seu trabalho, desenvolver competências e mudar a forma de administrar as pessoas e o tempo.
São oferecidos treinamentos e processos de Coaching
para ajudar os líderes a exercitar as novas atitudes e
comportamentos deles exigidos?
Segundo Michael Beer, da Harvard Business School, “mesmo em empresas com liderança forte e cultura saudável, precisa demandar questões, como: – a equipe de liderança está alinhada em torno de uma estratégia clara, inspiradora e do conjunto de valores, visão e missão? – a equipe de líderes recebe feedback dos subordinados sobre a efetividade do seu comportamento e desempenho? – a equipe redefine sua organização, sistemas de gestão e práticas para resolver os problemas apontados por esse diagnóstico? – são oferecidos processos de Coaching para ajudar os líderes a exercitar as novas atitudes e comportamentos para uma liderança efetiva e que traga resultados? Se a resposta, a qualquer uma destas perguntas, for não, a empresa pode estar com a melhor das intenções, mas não está investindo em colocar o desenvolvimento do talento em seu próprio contexto de mudança estratégica.”
Recompense seu pessoal! Nem sempre pode ou deve
ser através do dinheiro, existem outras formas
O Estratégico Livro da Liderança, Jeffrey Gitomer, cita o seguinte: “Se você é algum tipo de líder, preste atenção e entenda quais as ações, os princípios e as habilidades que deve empregar para que a liderança funcione para você, para o seu pessoal, seus clientes e sua empresa…”. Entre tantas, pontuamos algumas competências a serem exercidas por um líder:
- Faça com que seu pessoal goste de você e acredite em você. Se você é aquele que faz acontecer, será o herói daqueles que respeitam sua ética e realizações.
Certifique-se de que seu pessoal e o trabalho que desempenham “combinam”. Proporcione um clima de trabalho saudável. - Encoraje seu pessoal, deixe que planejem suas metas e, se for o caso, as modifiquem juntos. Pessoas que planejam suas atividades, acreditam que podem alcançá-las.
- Dê ao seu pessoal tarefas específicas e orientações claras. Certifique-se de que eles enxergam o trabalho como um todo e sabem que a parte deles é vital.
- Recompense seu pessoal. Nem sempre pode ou precisa ser dinheiro. Existem outras formas de recompensar e algumas das estratégias mais utilizadas são elogios, confraternizações mensais, campanhas de incentivo e premiações. Faça com que as pessoas se sintam valorizadas sempre.
- Forneça feedback apenas quando tiver algo a dizer, corrigir ou elogiar. Antes de fornecer feedback reflita sobre a sua intenção, se não for gerar um resultado positivo é melhor não o fazer. E nem é preciso dizer que se for corrigir um colaborador, não o faça na presença de outras pessoas.
O Coaching pode apoiá-lo na sua caminhada como líder
O Coaching é um processo de desenvolvimento comportamental que apoia e desafia pessoas dentro ou fora da organização, no sentido de atingir seus objetivos pessoais e profissionais para alcançar alta performance.
Ao longo do processo de Coaching são desenvolvidas as competências importantes de um líder, permitindo maior velocidade no seu desenvolvimento e imediata aplicação no contexto organizacional. O profissional assume a responsabilidade do seu crescimento e enxerga que suas vitórias e pontos de melhoria dependem dele.
As pessoas que passam pelo processo de Coaching mantêm o foco nas ações relevantes para atingir seu estado desejado e são beneficiadas com maior criatividade e descoberta de novos caminhos, maior poder de concentração nas emoções positivas, maior segurança e competência para ser um profissional pronto para assumir novos desafios.
É bom ressaltar, que todas as competências de um líder devem estar alinhadas com o “modelo de competências” da organização, suas necessidades e valores, visão e missão.
Qualidade de vida no trabalho é importante.
A equipe deve ser física e mentalmente equilibrada
Como já citamos anteriormente, investir em treinamentos, palestras, assessment e coaching é um excelente caminho para a organização atingir seus objetivos, ter os líderes que precisa e pessoas engajadas.
O ser humano é movido por propósito e desafios. Desafie sua equipe constantemente, peça sugestões e questione, buscando ideias criativas para resolver os problemas existentes dentro do ambiente corporativo. Incentive as divergências de pensamentos entre as pessoas, pois é da contradição de ideias que surgem criatividade e inovação.
Qualidade de vida no trabalho é importante. A equipe deve ser física e mentalmente equilibrada. Combater preconceitos e respeitar os princípios de cada um, de modo a privilegiar a igualdade e a dignidade humana.
GRAÇA BOGÉA Especialista em Inteligência Comportamental de Pessoas e Organizações Soluções Geradoras de Alta Performance