A identidade de um negócio constitui a ponte entre a
empresa e seus colaboradores
Como você, Empreendedor, definirá a identidade do seu negócio?
Valores, missão e visão são pilares para o planejamento estratégico de um negócio, orientam as ações da empresa, a busca de resultados e a motivação dos colaboradores. Tratam do que a empresa é e dos seus princípios éticos.
Ter um significado claro do que desejamos dos nossos colaboradores, de como podemos adicionar valor para os nossos clientes e para a sociedade e onde queremos chegar é um primeiro passo para definir os valores, visão e missão desta empresa.
A identidade de uma empresa deve ser do conhecimento de todos aqueles, que dela fazem parte e constitui a ponte entre a empresa e seus colaboradores, assim como deve ser compatível com os objetivos a serem alcançados.
Então, escolha um lugar apropriado e leve todos as pessoas relevantes para o seu negócio. E nessa imersão, comprometam-se nessa reflexão!
Visão é uma viagem mental do conhecido para o
desconhecido
Na prática, a visão fará com que o foco seja mantido nos objetivos, norteando os planos e metas a serem desenvolvidos, mantendo sempre a ênfase no crescimento do negócio.
Faça uma viagem mental para o futuro e modele como você imagina sua empresa daqui a 10 ou 20 anos e quais são suas expectativas.
- O que a empresa quer se tornar?
- Onde ela estará em alguns anos?
- O que está sendo construído para isso?
- Qual será o seu impacto e como, na prática, você terá influenciado a vida de seus clientes?
Missão é a razão da existência de uma empresa
A razão pela qual a empresa existe, quais são suas diretrizes e políticas, como se posiciona perante a sociedade, o mercado, os colaboradores, os clientes, e os fornecedores.
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Quem é o cliente?
- Como será adicionado valor para o cliente?
- Qual é a essência do problema que você quer resolver e como o seu produto ou ser-viço vai melhorar a vida do seu cliente?
Valores são os princípios e convicções que regem
as relações dentro da empresa
Os valores representam as características e princípios que a organização cobra, respeita, admira e impõe limites para o que pode e para o que não pode ser feito. Sendo assim, orientam os comportamentos e decisões das pessoas que integram a organização para realizar sua missão.
Devem ser escolhidos alguns princípios dos quais a empresa não abre mão durante o caminho para o sucesso.
- Qual é a ética da sua empresa? Inovação, criatividade, sustentabilidade, pontualidade, profissionalismo, compromisso social, desafios?
- Como deve ser o relacionamento entre os colaboradores e seu comportamento individual no ambiente de trabalho?
- Qual o relacionamento a ser estabelecido entre a empresa, colaboradores e seus clientes?
Desejamos muito sucesso na sua jornada como empreendedor! Observe sempre como você e seus colaboradores se relacionam com a visão, missão e valores da sua empresa.
GRAÇA BOGÉA
Especialista em Inteligência Comportamental de Pessoas e Organizações Soluções Geradoras de Alta Performance