+55 11 97588-1300 [email protected]

Criando a Identidade do Negócio

por | 29 maio, 2019 | Artigos, Empreendedorismo

A identidade de um negócio constitui a ponte entre a 
empresa e seus colaboradores

Como você, Empreendedor, definirá a identidade do seu negócio?

Valores, missão e visão são pilares para o planejamento estratégico de um negócio, orientam as ações da empresa, a busca de resultados e a motivação dos colaboradores. Tratam do que a empresa é e dos seus princípios éticos.

Ter um significado claro do que desejamos dos nossos colaboradores, de como podemos adicionar valor para os nossos clientes e para a sociedade e onde queremos chegar é um primeiro passo para definir os valores, visão e missão desta empresa.

A identidade de uma empresa deve ser do conhecimento de todos aqueles, que dela fazem parte e constitui a ponte entre a empresa e seus colaboradores, assim como deve ser compatível com os objetivos a serem alcançados.

Então, escolha um lugar apropriado e leve todos as pessoas relevantes para o seu negócio. E nessa imersão, comprometam-se nessa reflexão!

Visão é uma viagem mental do conhecido para o
desconhecido

Na prática, a visão fará com que o foco seja mantido nos objetivos, norteando os planos e metas a serem desenvolvidos, mantendo sempre a ênfase no crescimento do negócio.

Faça uma viagem mental para o futuro e modele como você imagina sua empresa daqui a 10 ou 20 anos e quais são suas expectativas.

  • O que a empresa quer se tornar?
  • Onde ela estará em alguns anos?
  • O que está sendo construído para isso?
  • Qual será o seu impacto e como, na prática, você terá influenciado a vida de seus clientes?

Missão é a razão da existência de uma empresa

A razão pela qual a empresa existe, quais são suas diretrizes e políticas, como se posiciona perante a sociedade, o mercado, os colaboradores, os clientes, e os fornecedores.

  • Por que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Quem é o cliente?
  • Como será adicionado valor para o cliente?
  • Qual é a essência do problema que você quer resolver e como o seu produto ou ser-viço vai melhorar a vida do seu cliente?

Valores são os princípios e convicções que regem
as relações dentro da empresa

Os valores representam as características e princípios que a organização cobra, respeita, admira e impõe limites para o que pode e para o que não pode ser feito. Sendo assim, orientam os comportamentos e decisões das pessoas que integram a organização para realizar sua missão.

Devem ser escolhidos alguns princípios dos quais a empresa não abre mão durante o caminho para o sucesso.

  • Qual é a ética da sua empresa? Inovação, criatividade, sustentabilidade, pontualidade, profissionalismo, compromisso social, desafios?
  • Como deve ser o relacionamento entre os colaboradores e seu comportamento individual no ambiente de trabalho?
  • Qual o relacionamento a ser estabelecido entre a empresa, colaboradores e seus clientes?

Desejamos muito sucesso na sua jornada como empreendedor! Observe sempre como você e seus colaboradores se relacionam com a visão, missão e valores da sua empresa.

GRAÇA BOGÉA
Especialista em Inteligência Comportamental de Pessoas e Organizações Soluções Geradoras de Alta Performance

Share This