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Breve História da Gestão de Pessoas

por | 12 set, 2019 | Artigos, Liderança

Evolução da Gestão de Pessoas

Os problemas de desenvolvimento organizacional decorrem de um sistema de gestão ineficiente. A mudança desse sistema, no que diz respeito ao comportamento, facilita o aprendizado e melhora o desempenho.

Fazendo uma breve retrospectiva na evolução da gestão de pessoas, demonstramos mudanças significativas e a real importância das pessoas no cenário organizacional, por exemplo:

  • Era Industrial Clássica (1900 a 1950), surgiram os departamentos de pessoal para cumprir as exigências legais. As pessoas eram tidas como recursos de produção e as atividades eram predominantemente operacionais.
  • Era Industrial Neoclássica (1950 a 1990), foram criadas novas funções de RH, tais como recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração e segurança do trabalho, a cultura voltou-se para a inovação, as pessoas eram vistas como “recursos vivos”. Na década de 1980, a maneira de uma empresa gerenciar seus funcionários passou a ser uma vantagem competitiva a partir da globalização do mercado.
  • Era da Informação, na década de 1990, a área de RH começou a ser denominada por alguns especialistas de “área de gestão de pessoas”. Tornava-se urgente possuir e aplicar habilidades que resultassem em desempenho e rentabilidade para a organização. RH deveria preocupar-se também em manter os funcionários empregados, satisfeitos, motivados e considerados como “colaborares” da organização.
  • A partir de 1990, a administração vislumbrou que o sucesso de uma organização está nas suas lideranças e a responsabilidade de desenvolver uma equipe está com o líder direto desta equipe.

É Preciso Despertar

Estamos em pleno século XXI e muitas organizações ainda não despertaram para uma forma produtiva de liderar.

Segundo Nancy J. Adler, professora de Comportamento Organizacional na McGill University em Montreal, Canadá, “ao longo dos próximos 50 anos, a palavra gerente, como compreendemos hoje dentro da liderança desaparecerá…. a liderança extraordinária nasce no líder como um todo e não apenas no somatório de suas estratégias e táticas aprendidas… o século XXI coloca-nos numa época desafiadora — época que exige uma liderança extraordinária em nível global, nacional, organizacional e comunitário”.

Nesta era, o objetivo é aperfeiçoar o líder que há em cada indivíduo, conscientizando os gestores de que uma empresa trabalha a seu favor quando desenvolve pessoas, não só em competências técnicas para o exercício de suas funções, mas em habilidades comportamentais, para que alcancem alta performance, sejam engajados e assim realizem os seus serviços de forma eficaz.

Em Busca de Novo Vocabulário

A saída é utilizar metodologias eficazes no desenvolvimento de líderes, para criar um mundo de possibilidades e encarar os desafios dinâmicos e complexos do mundo atual. E esta mudança não vai ocorrer dentro do vocabulário atual de liderança.

GRAÇA BOGÉA
Especialista em Inteligência Comportamental 
Soluções Geradoras de Alta Performance
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