Neste artigo falaremos apenas das metas pessoais, deixando as metas organizacionais para um artigo futuro.
Conhecendo as Diferenças
“A grandeza vem para aqueles que desenvolvem um desejo ardente de atingir metas elevadas” (Napoleon Hill).
Você tem clareza daquilo que busca? Quando temos em mente, exatamente o que queremos é possível definir o caminho para chegar lá.
Primeiramente, é muito importante enxergar a diferença entre objetivos, metas e ações:
- Objetivo é o alvo, aquilo que se pretende alcançar. Por exemplo, em relação a vida pessoal, alguém tem um objetivo de “emagrecer 8 quilos em 3 meses”.
- A Meta nasce do objetivo, é o caminho a percorrer com pequenas ações que precisam ser realizadas, de forma organizada, com início e fim definidos, para atingir determinado objetivo. Se o objetivo for “emagrecer 8 quilos em 3 meses”, a pessoa deve se perguntar quais são as metas a realizar para chegar ao seu objetivo. Sendo assim, as metas poderiam ser 1-“caminhar 3 quilômetros por dia” e 2-“criar novos hábitos alimentares”.
- Ação é o passo que deve ser dado para realizar determinada meta. Uma meta geralmente tem mais de uma ação. Por exemplo, se a meta for “caminhar 3 quilômetros por dia”, as ações poderiam ser: a) “comprar tênis e roupa apropriada”; b) “frequentar academia”.
Objetivos e metas fazem com que as pessoas se sintam motivadas e diariamente desafiadas.
Formulando Metas Com SMART
O nosso cérebro precisa de instruções claras sobre o que, como e quando desejamos alcançar um objetivo de vida.
Para conquistar objetivos, é necessário planejar as metas e cumpri-las. Uma ferramenta eficaz para a formulação de metas é o modelo SMART, criada por Peter Drucker, que representa um acrônimo para as palavras Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time based. Este modelo sustenta todas as fases de um planejamento, considerando que a meta precisa ser:
Specific (Específico) – a meta é clara? Deve ser simples, facilmente entendível e não pode permitir interpretações dúbias. É muito mais fácil sair da inércia com uma tarefa formulada precisamente.
Measurable (Mensurável) – a meta pode ser medida? A meta só pode ser alcançada se for definida uma referência de medição para monitoramento.
Achievable (Alcançável) – a meta é atingível? Toda meta para ser atingível deve ser estabelecida dentro de uma realidade possível, evitando desmotivação.
Relevant (Relevante) – a meta é importante ou é apenas uma vontade passageira? A meta deve fazer sentido para a vida da pessoa e gerar recompensa para ela quando for alcançada.
Time-based (Tempo) – em quanto tempo a meta pode ser realizada? Na vida, é preciso estabelecer prioridades, portanto toda meta deve ter um prazo de realização (de-até).
Estruturando um Plano de Ação
Após validação da meta, é necessário escrever o plano de ação para executá-la, ou seja, como chegar a determinado objetivo de forma organizada, rápida e assertiva. Como ilustração, observe um exemplo de plano de ação bem simplificado, considerando que sua estrutura pode ser adotada para qualquer objetivo e metas a serem realizadas:
O plano de ação ajuda a identificar se as metas estão sendo alcançadas em conformidade com os indicadores, permitindo que os erros possam ser corrigidos, trazendo maior visibilidade de oportunidades de melhorias ou mudanças e os resultados serão satisfatórios e consistentes.
As metas são válidas para todas as áreas da sua vida. Desejamos que faça bom uso destas metodologias, com a finalidade de ter maneiras seguras para alcançar os objetivos que deseja conquistar.
GRAÇA BOGÉA Especialista em Inteligência Comportamental Soluções Geradoras de Alta Performance