Afinal, o Que é Neurociência?
A neurociência é o estudo científico do sistema nervoso, suas estruturas, funções, mecanismos e ajuda a entender a maioria das funções de controle do indivíduo, que coordenam e regulam as atividades corporais. O sistema nervoso é responsável por coordenar todas as atividades do nosso corpo, sendo de extrema importância para o seu funcionamento como um todo.
Os estudos da neurociência remontam desde a filosofia grega até os modernos exames de imagens. Atualmente, é considerada uma ciência multidisciplinar que atua em inúmeras áreas tais como a psicologia, fisiologia, educação, filosofia, ciência da computação, antropologia, engenharia etc.
Esta área de conhecimento trabalha com 3 elementos, sendo eles: o cérebro, a medula espinhal e os nervos periféricos. O sistema nervoso humano é subdividido em: sistema nervoso central, que é o cérebro e a medula espinhal e o sistema nervoso periférico, que é a rede de nervos que se estende por todo o corpo.
Campos de Ação da Neurociência
A neurociência abrange muitas áreas do conhecimento, sendo considerados os seguintes campos de ação:
- Neuropsicologia: é a parte que estuda a interação entre as ações dos nervos e as funções ligadas à área psíquica.
- Neurociência cognitiva: este campo foca na capacidade cognitiva, ou seja, no conhecimento do indivíduo, como o raciocínio, a memória e o aprendizado.
- Neurociência comportamental: ligada à psicologia comportamental, é a área que estuda o contato do organismo e os seus fatores internos, como os pensamentos e as emoções, ao comportamento visível, como a forma de falar, os gestos usados por uma pessoa e tantas outras características.
- Neuroanatomia: dedica-se a compreender a estrutura do sistema nervoso, dividindo cérebro, a coluna vertebral e os nervos periféricos externos em partes, para nomeá-las e compreender as suas funções.
- Neurofisiologia: investiga as tarefas que cabem às diversas áreas do sistema nervoso. Em muitos aspectos é uma fusão da neurologia, que é o estudo do cérebro humano e de suas funções, e a fisiologia, que é o estudo da soma das partes do corpo e como elas se inter-relacionam.
Evolução da Neurociência
Ao longo da história, os estudos desta disciplina evoluem continuamente, mas só em 1970 começou a ser denominada por Neurociência, através dos cientistas e psicólogos Michael S. Gazzaniga e George A. Miller.
Embora o termo Neurociência date de 1970, os temas relacionados a ela começaram a ser investigados na Grécia, pelo filósofo Alcméon, considerado um dos precursores da neurociência ao descobrir as funções sensitivas do cérebro; no Egito antigo, as técnicas de trepanações começaram a dar destaque as primeiras cirurgias cerebrais; em seus estudos, Charles Darwin demonstrou preocupação com o comportamento humano, mesmo que de forma comparativa a outros animais, ainda hoje suas teorias evolucionistas contribuem para o entendimento do homem.
A cibernética tem oferecido contribuições para essa disciplina, principalmente por meio da neurociência computacional. O seu principal objetivo é compreender e imitar o funcionamento do sistema nervoso para o desenvolvimento de máquinas que auxiliem o ser humano em diversos campos. O surgimento de tecnologias como o Raio X e a tomografia computadorizada otimizaram as pesquisas na área da neurociência.
Existe um projeto financiado pela União Europeia – UE, chamado Human Brain Project. Seu objetivo é construir uma infraestrutura baseada nas tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Dessa forma, essa infraestrutura poderá fornecer aos cientistas do mundo todo uma base de dados no campo da neurociência.
… e muito ainda está por ser descoberto.
Fonte: A História da Neurociência (Rooney, Anne).
Graça Bogéa Especialista em Inteligência Comportamental de Pessoas e Organizações Soluções Geradoras de Alta Performance