+55 11 97588-1300 [email protected]

Afinal, como incluir qualidade em sua vida?

por | 25 maio, 2020 | Artigos, Comportamento, Destaques

Como estão as diversas áreas da sua vida?

Atualmente, fala-se muito em qualidade de vida, seja no âmbito pessoal ou no trabalho e percebo que tem sido um objetivo, do indivíduo e da sociedade, na busca de harmonia para obter o mínimo de felicidade e bem-estar em suas vidas.

Aqui não falaremos de números, pois já existem incontáveis estudos e pesquisas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de outras entidades. Apenas pretendo que você reflita como estão as diversas áreas da sua vida, considerando que qualidade de vida é um conjunto de condições que influencia na plenitude das nossas vidas e que contribui para o nosso bem-estar físico, emocional e espiritual, além de nível de independência, socialização, saúde, educação, inclusão, capacidade de consumo, lazer, gastronomia, moradia, saneamento básico e outras circunstâncias que impactam na satisfação cotidiana do indivíduo.

O que é benéfico ao bem-estar?

Cada indivíduo pode ter o seu conceito de qualidade de vida, visto que é um assunto muito amplo. Entretanto, existem alguns pilares essenciais que nos levam a um mínimo de prazer:

Saúde física e mentalInclui um sono com qualidade, uma alimentação balanceada e nutritiva, evitando produtos industrializados, gorduras trans, excesso de açúcar e nem preciso falar dos refrigerantes e excesso de bebidas alcoólicas. A saúde física interfere diretamente na saúde mental, portanto são fundamentais praticar atividades que liberam o hormônio do bem-estar e da alegria, bem como outras práticas que promovam saúde de forma integral.

Relacionamentos interpessoais. Criar laços estreitos e o contato com a família e os amigos aumenta a sensação de amparo, traz base emocional e auxilia na empatia e na tolerância. No trabalho, ter relações saudáveis ajuda a tramitação na empresa e contribui para o aprendizado e produtividade.

Saúde financeira. Está muito ligada aos problemas que afetam o corpo e a mente. Existem alguns cuidados, tais como: fazer uma planilha do que entra e sai do seu fluxo financeiro, prever não somente os gastos de rotina, mas também as possíveis emergências, comprar o necessário e avaliar as ofertas. Cuidado com os impulsos no uso de cheque especial e cartões de crédito.

Propósito. O sentido de contribuir de maneira importante para a humanidade e enxergar que a vida é muito mais do que um fardo que se carrega no dia a dia. É preciso abrir espaço para a alegria, ver sentido e reconhecer-se naquilo que realiza. A quem você está servindo e o que você quer deixar como legado? “A vida é muito curta para ser pequena” (Benjamin Disraeli).

Desenvolvimento contínuo. Momentos de ócio são importantes, mas a acomodação é prejudicial. Estar aberto ao novo, a aprender mais a cada dia, a acompanhar as mudanças do mundo, a fazer as coisas de formas diferentes, a ampliar o seu ciclo social e compartilhar conhecimento. Contribua com você, com o outro e com o mundo.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Tenha um tempo para se desligar da rotina profissional, do celular e de situações estressantes. Sinta alegria em estar com a sua família, com amigos ou simplesmente a “não fazer nada”. Busque tirar proveito positivo das situações e absorva para a sua vida apenas o que for bom e que sirva de aprendizado.

E tem muito mais. E você, o que mais incluiria nesta lista como escolha para a sua qualidade de vida?

Olhando para a sua “roda da vida”, o que ela lhe recomendaria?

Imagine que você está diante de um painel com algumas áreas de vida, tais como saúde e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional, realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social, família, amorosidade, vida social, criatividade, hobbies e diversão, felicidade e espiritualidade. O que você mais precisa desenvolver neste momento?

O desenvolvimento dessas áreas trará maior qualidade de vida, maior confiança, segurança, força interior e, ainda, aumentará sua coragem para tornar as mudanças desejadas mais concretas.

Está difícil avançar sozinho?

Peça ajuda de um profissional que ajudará no seu crescimento, para que você se sinta mais forte, confiante e preparado para o próximo passo. Para tanto, este profissional se comunicará de forma bastante objetiva, utilizando metodologias, ferramentas e estratégias focadas para a sua necessidade.

O Coaching pode ser seu grande aliado, considerando ser um processo com o propósito de potencializar capacidades, desenvolver competências de liderança, gerenciar tempo, mudar comportamentos, aumentar autoconfiança pessoal e profissional. Ou seja, contribuir na sua transformação de vida, para que você consiga atingir seus objetivos com resultados positivos.

Devemos ter em mente que o ser humano foi feito para dar certo e vencer, cuidar do seu próprio crescimento, apoiar o desenvolvimento dos outros e contribuir com o universo em que está inserido! Por este motivo, cada vez mais, organizações e pessoas estão investindo em Coaching!

Prazer em conhecê-lo, eu sou a Coach Graça Bogéa e sei que posso contribuir em inúmeros aspectos da sua vida!

Share This