Importância da Gestão de Projetos
Gerenciar um projeto é uma atividade complexa, que exige estratégia, foco, líderes capacitados, equipes engajadas e patrocínio forte.
O mercado disponibiliza inúmeras ferramentas e técnicas para apoiar na gestão de projetos. Resumidamente, citaremos somente o processo e melhores práticas do PMBOK (Project Management Body of Knowledge).
Dados apontados pelo PMI (Project Management Institute), uma das instituições mais respeitadas na formação de gestores de projetos, demonstram que as organizações investem em projetos e que “cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) global é investido na execução de projetos”.
Mas o que é um projeto?
Segundo o PMBOK, projeto “é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos. Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e por isso, um escopo e recursos definidos”.
Qual é a base do gerenciamento de um projeto?
Para o PMBOK, gerenciamento de projetos “é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.”
Entre outras competências, um gestor de projetos deve estar capacitado a trabalhar com ferramentas, técnicas e processos que garantam uma gestão das atividades do projeto para atender os requisitos específicos e atender a expectativa dos resultados.
O quadro a seguir demonstra as áreas de conhecimento do PMBOK (até a 6ª edição), elaboradas pelo PMI (Project Management Institute), para gerenciamento de um projeto:
O que garante a boa gestão de um projeto?
Durante muitos e muitos anos exerci a minha vida profissional na área de Projetos de TI, como líder de pessoas. Muito cedo percebi que o principal pilar de um líder está no desenvolvimento de suas habilidades, ou seja estar constantemente motivado e performado para atuar junto às equipes, clientes e fornecedores. Percebi também que a eficácia de um gestor de projetos, está no aprimoramento de certas habilidades comportamentais, aliada a relevância do trabalho com metodologias. É necessário desenvolver habilidades de liderança, envolvendo inteligência social e emocional, que lhe permita extrair o melhor da sua equipe.
Algumas dicas para gerenciar projetos, com sucesso
- Desenvolver habilidades humanas e sociais.
- Desenvolver uma equipe de alta performance.
- Fazer uma comunicação eficiente.
- Contribuir com a equipe de trabalho, para o seu desenvolvimento (promover um clima positivo; enxergar os talentos dos liderados; desafiar a equipe a pensar; compartilhar conhecimento; recompensar o bom desempenho; fornecer e receber feedbacks; alinhar expectativas).
- Exercer funções de controle, mas também ser um facilitador entre os departamentos e as pessoas da sua equipe.
… e muito mais
GRAÇA BOGÉA Especialista em Inteligência Comportamental de Pessoas e Organizações Soluções Geradoras de Alta Performance