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Feedback, Uma Ferramenta Poderosa

por | 14 jul, 2018 | Artigos, Liderança

O feedback revela os pontos positivos ou de necessidade de melhoria             

É o “parecer” sobre uma pessoa ou grupo de pessoas, resultante da avaliação quando é realizada uma tarefa, com a intenção de reconhecer, incentivar, melhorar e impulsionar desempenhos.

É uma ação que revela os pontos positivos ou de necessidade melhoria do trabalho executado ou de determinado comportamento, tendo em vista a performance dos mesmos.

Para fornecer um feedback a alguém

O feedback deve ser fornecido logo depois do fato ocorrido e pode ser de “patrocínio positivo” ou de “melhoria”.

Para fornecer feedback a alguém, identifique o momento, a ação e o impacto causado pela ação:

• MOMENTO: Qual foi o momento e local onde o evento aconteceu.
• AÇÃO: Qual foi o comportamento.
• IMPACTO: Qual foi o resultado da ação.

Exemplo de feedback de “patrocínio positivo”

Momento: “Durante o nosso status report do projeto…
Ação: Você contribuiu com muitas sugestões importantes…
Impacto: Concluímos com a certeza de que encontramos o caminho.”

Exemplo de feedback de “melhoria”

Momento: “Hoje…
Ação: Você saiu mais cedo para almoçar e deixou um cliente sem resposta…
Impacto: O cliente não gostou e disse que não quer mais ser atendido por você. O que você pode fazer para contornar esta situação?”

Forneça feedback apenas quando tiver algo a dizer, corrigir ou elogiar, caso contrário não o faça

Fornecendo Feedback

• Seja OPORTUNO, forneça o feedback logo após do acontecimento.
• Forneça feedback apenas quando tiver algo a DIZER, CORRIGIR ou ELOGIAR.
• Antes de fornecer feedback, REFLITA sobre a sua intenção, se não for gerar algo positivo é melhor não o dar.
• Seja ESPECÍFICO, CONCRETO e DESCRITIVO, apresente fatos e não faça inferências sobre os sentimentos, caráter ou motivos da outra pessoa.
• Seja EMPÁTICO, JUSTO, IMPARCIAL e RESPEITADOR ao transmitir o feedback.
• Não DESQUALIFIQUE, CULPE ou HOSTILIZE a pessoa.

Recebendo Feedback

Ao receber um feedback, “positivo” ou de “melhoria” o seu comportamento deve ser:

Existem várias outras metodologias sobre este tema, pesquise e aprenda sobre elas, transmita e receba excelentes feedbacks ao longo da sua vida pessoal e profissional!

GRAÇA BOGÉA
Especialista em Inteligência Comportamental-Pessoas e Organizações
Soluções Geradoras de Alta Performance
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