A metáfora “roda da vida” ilustra bem este ciclo evolutivo,
porque neste processo de viver, os desafios são cada vez
maiores e nos exigem transformações contínuas
A vida nada mais é do que uma jornada com muitas montanhas a subir e a descer, a descer e a subir. A partir do nosso nascimento, ao sairmos de um ambiente seguro, estamos sujeitos a conviver com meios acolhedores e de fácil adaptação, mas também estamos sujeitos a situações de instabilidade, conflitos, falta de aceitação, falta de inclusão e a uma variedade infinita de mudanças… o que a vida quer nos mostrar?
O que nos faz evoluir como seres humanos é usar as habilidades que cada uma destas situações nos impõe…
O nascimento é apenas o início da nossa viagem. Estar em contato direto com o mundo, ou seja, viver, nos conduz a um processo contínuo de aprendizagem. Se não for assim, passamos pela vida com os olhos vendados, encobertos pela neblina da falta de conhecimento de si próprio, do outro e da natureza.
A metáfora “roda da vida” ilustra muito bem este ciclo evolutivo, porque neste processo de viver, os desafios são cada vez maiores e nos exigem transformações contínuas. Não devemos nos iludir, só é possível evolução com autoconhecimento e autoconhecimento é o princípio de toda transformação! É preciso coragem e humildade para reconhecer-se.
Então, não vamos deixar a roda da vida parar, porque ela pode nos conduzir ao equilíbrio, à estagnação ou ao declínio… você escolhe, já que transitoriedade é a marca da nossa existência.
Felizmente o passado não volta, a concentração no
presente nos prepara para criar o futuro que desejamos viver
Existem saídas para enfrentarmos qualquer situação de forma mais harmoniosa. Ter consciência das nossas forças e valores é uma rica experiência e suporta a nossa vida como seres individuais e sociais. Isto nos ajuda a não viver no passado, mas sim estar de corpo e alma no presente e preparados para criar o futuro que desejamos viver.
Não se iluda, a vida pode até lhe oferecer um período de calmaria, mas será que você está pronto para o próximo momento? Você já se perguntou, “qual é o meu nível de consciência, em relação ao que quero para ser mais pleno? Ou “como posso desenvolver os meus pontos fortes e colocá-los a meu serviço e a serviço das pessoas que convivem com comigo?”
Se você fizer uma reflexão, pode identificar qual ou quais destas áreas você precisa evoluir, para se apropriar do seu jeito de ser na vida.
De forma estruturada e inteligente, processo de Coaching pode lhe apoiar na jornada do autoconhecimento e desejamos que você faça transições e mudanças na sua própria vida e consequentemente mude a vida de outras pessoas e melhore este mundo.
GRAÇA BOGÉA Especialista em Inteligência Comportamental de Pessoas e Organizações Soluções Geradoras de Alta Performance