O Que São Metas Organizacionais
Todo empreendimento precisa definir e seus objetivos e metas para crescer e se manter competitivo no mercado. Dessa forma, é possível controlar o andamento da sua missão, avaliar se está de acordo com a sua visão e realizar mudanças necessárias ao seu crescimento.
Primeiramente, é muito importante enxergar a diferença entre objetivos, metas e ações:
- Objetivo é o alvo, aquilo que se pretende alcançar. Por exemplo, a empresa, precisa “aumentar os lucros x%, em 1 ano”. Embora seja um exemplo, não é preciso dizer que o objetivo não é só lucrar, mas agregar valor para o cliente.
- A Meta nasce do objetivo, é o caminho a percorrer com pequenas ações que precisam ser realizadas, de forma organizada, com início e fim definidos, para atingir determinado objetivo. Se o objetivo for “aumentar seus lucros x%, em 1 ano”, a gestão deve se perguntar quais são as metas a realizar para chegar a este objetivo. Sendo assim, as metas poderiam ser “treinar e capacitar pessoas”; “aumentar as vendas”; “diminuir os custos de produção” e outras.
- Ação é o passo que deve ser dado para realizar determinada meta. Uma meta geralmente tem mais de uma ação. Por exemplo, se a meta for “treinar e capacitar pessoas”, as ações poderiam ser: a) “selecionar colaboradores para capacitação de lideranças”; “selecionar colaboradores para capacitação operacional”; “buscar metodologias de mercado” etc.
Metas fazem parte de um objetivo maior e requer ações para executá-las.
A Importância do Fator Humano
Antes de mais nada, é importante entender que alcançar metas também é uma forma de motivar os colaboradores e alcançar maior satisfação dos clientes, para trazer lucro para a organização.
Resultados só podem ser alcançados se pessoas e equipes estiverem engajadas, se houver dedicação e cooperação. Portanto, valorizar a força de trabalho em equipe é criar condições para que a empresa prospere.
No ambiente corporativo, é necessário contar com a colaboração de todos para alcançar o sucesso desejado. Isto se consegue com o desenvolvimento comportamental de pessoas.
- Objetivos: é fundamental definir os objetivos da empresa antes de saber aonde se quer chegar. Passada essa etapa, é hora de definir as metas para alcançar o objetivo em questão.
- Estratégias: os líderes precisam estabelecer quais métodos irão utilizar para alcançar suas metas. Em outras palavras, é como definir o caminho que cada área seguirá para chegar ao seu destino.
- Capacitação: depois que os líderes definirem as estratégias, com clareza, é preciso disponibilizar as ferramentas corretas aos colaboradores. Por exemplo, em muitos casos pode ser necessário aprimorar os conhecimentos funcionais e as competências comportamentais.
Validação de Metas
Para conquistar objetivos, é necessário traçar metas e cumpri-las. Uma ferramenta eficaz para a validação de metas é o modelo SMART, criada por Peter Drucker, que representa um acrônimo para as palavras Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time based. Este modelo sustenta todas as fases de um planejamento, considerando que a meta precisa ser:
Specific (Específico) – a meta é clara? Deve ser simples, facilmente entendível e não pode permitir interpretações dúbias. Para sair da inércia, é preciso que uma tarefa seja formulada com precisão. Exemplo: “treinar e capacitar pessoas”.
Measurable (Mensurável) – a meta pode ser medida? A meta só pode ser alcançada se for definida uma referência de medição para monitoramento. Exemplo: “quantas pessoas devem ser treinadas”; “quais são as pessoas a serem treinadas”; “em que as pessoas devem ser treinadas”.
Achievable (Alcançável) – a meta é atingível? Toda meta para ser atingível deve ser estabelecida dentro de uma realidade possível, evitando desmotivação. Exemplo: “a empresa pode arcar com o custo e esforço para treinar pessoas”.
Relevant (Relevante) – a meta é importante ou é apenas uma vontade passageira? A meta deve fazer sentido para a vida da empresa e dos colaboradores, bem como gerar resultados quando for alcançada. Exemplo: “que resultados a empresa alcançará”.
Time-based (Tempo) – em quanto tempo a meta pode ser realizada? Na vida, é preciso estabelecer prioridades, portanto toda meta deve ter um prazo de realização. Exemplo: “em quanto tempo x pessoas devem ser treinadas”; “qual a data de início e término do treinamento de determinado grupo de pessoas”.
Após validação da meta, é necessário traçar e estabelecer um planejamento para executá-la, ou seja, como chegar a determinado objetivo de forma mais rápida e segura.
O Valor do Planejamento
Para alcançar objetivos e metas é necessário disciplina e organização. As metas precisam ser planejadas como uma forma de organizar e monitorar as ações a serem executadas para atingir qualquer objetivo na empresa.
Resumindo, um plano executado é uma decisão realizada. “Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).
O planejamento permite criar sincronismo entre as ações e sequência lógica para sua realização. Deve ser feito por escrito, o mais simples e completo possível.
Como Planejar
São várias as ferramentas de planejamento e uma delas é a 5W2H. A ferramenta 5W2H, construída com foco em planejamento, é um excelente orientador na elaboração de um plano de ação. São 7 perguntas em inglês, baseadas em 7 letras. Sendo que cinco delas iniciam com W e duas com H:
É necessário que o processo de execução do plano seja gerenciado, levando em consideração os passos a seguir:
- Monitorar a execução das atividades para alcance da meta definida.
- Analisar o progresso das atividades.
- Avaliar possíveis desvios no andamento.
- Ajustar o plano, se necessário, para alcançar os resultados.
Desejamos que você escolha uma metodologia adequada de planejamento e faça bom uso dela, com a finalidade de ter maneiras seguras de alcançar os objetivos e os melhores resultados na sua empresa.
GRAÇA BOGÉA Especialista em Inteligência Comportamental Soluções Geradoras de Alta Performance