Perfil
Comportamental
Quando falamos de Coaching, falamos de autoconhecimento, que pode ser o primeiro passo para obtenção de resultados significativos tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.
Nos mais diversos ambientes, a análise comportamental ajuda o indivíduo no processo de autoconhecimento, na identificação do seu perfil predominante e no entendimento dos fatores que o levam a agir de determinada forma. O conhecimento de habilidades, comportamentos e capacidades que impactam a vida de determinado indivíduo é fundamental para a conquista de maior qualidade de vida e desempenho.
As empresas dependem do seu capital humano e torna-se prioritário que conheça o perfil comportamental de suas equipes, para maior engajamento, bons resultados, performance e vantagem competitiva.
São várias as metodologias para identificar os perfis comportamentais das pessoas, entretanto, independente da ferramenta, o resultado está no nível de abertura em que o indivíduo se encontra no momento da avaliação. “Às vezes não estamos preparados para nos olharmos no espelho com mais profundidade e não aceitamos o que ele está nos mostrando”.
Uma das metodologias mais usadas nos dias atuais, é a DISC® que tem por finalidade aumentar a compreensão do comportamento da pessoa e como consequência identificar o comportamento do outro. Criada pelo professor e psicólogo William Moulton Marston, tem por fundamento a combinação de quatro tendências básicas do comportamento: Dominância (D), Influente (I), Estabilidade (S) e Cauteloso (C). Proporciona o entendimento do padrão de comportamento que rege determinadas atitudes na vida pessoal e profissional e permite avaliar qual é o mais adequado para determinada situação.
Resumindo, a dominância, define as pessoas ativas ao lidar com problemas e desafios, costumando ser diretas, exigentes e determinadas em seus objetivos; a influência está relacionada às pessoas que utilizam o poder da comunicação, gostam de conversar e sabem persuadir o próximo de forma amistosa; a estabilidade define as pessoas que buscam a segurança e não gostam de mudanças súbitas, sendo pacientes, gentis e calmas; a conformidade é a característica das pessoas disciplinadas, precisas e analíticas, que buscam o perfeccionismo. É a valorização das regras, regulamentos e estruturas.
É importante entender que “não há padrões bons ou ruins”, “não há um padrão melhor ou pior”, e que todos os padrões têm pontos fortes e limitações.
Como ferramenta de assessment, a análise comportamental ajuda as empresas na formação de lideranças efetivas, tanto de gestores quanto de colaboradores, para que eles ampliem seus pontos fortes e desenvolvam seus pontos de melhoria.
Ao projetar o plano de carreira de um determinado colaborador ou na hora de determinar uma promoção, é possível usar as ferramentas de assessment para entender como o funcionário pode se encaixar em novas estruturas de trabalho.
A aplicação da metodologia de análise comportamental traz resultados significativos para pessoas e empresas, tais como:
- Aprimoramento de competências
- Aumento do desempenho e da produtividade.
- Mudança de padrões de comportamento.
- Melhoria no relacionamento interpessoal.
- Desenvolvimento de lideranças.
- Melhoraria do clima organizacional.
- Fortalecimento do trabalho em equipe.
- Maior engajamento e motivação.
Quais são as suas dúvidas?
Saiba como podemos lhe apoiar